A tradicional vinícola espanhola Marqués de Tomares acaba de lançar no Brasil os vinhos Cohiba Atmosphere, Reserva 2011 e Gran Reserva 2010. Além de toda a potência aliada à elegância dos vinhos da Rioja, esses exemplares levam a chancela da marca de charutos cubanos Cohiba, considerados verdadeiras obras-primas.
Disponíveis em produção limitadíssima (18 mil garrafas do Reserva e 6 mil do Gran Reserva – sendo que ao Brasil vieram apenas 300 garrafas), as duas versões do vinho trazem uma estampa na garrafa gravada em ouro 24 quilates. Charme, requinte e qualidade em uma parceria exclusiva.
O nome Cohiba é uma palavra antiga utilizada pelos índios Taínos para as folhas de tabaco enroladas que eles fumavam. Cohiba é, portanto, o primeiro nome do tabaco. A marca foi criada em 1966 e, durante muitos anos, seus produtos foram destinados unicamente para presentear grandes personalidades governamentais, nacionais ou estrangeiras, e também para o presidente Fidel Castro.
Desde 1982 os charutos Cohiba estão disponíveis em vários países do mundo, em quantidades limitadas, e são apreciados pelos degustadores mais exigentes. Todos os produtos que não são tabaco levam a licença Cohiba Atmosphere. Os vinhos do produtor espanhol são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.